Trabalhar com banho e tosa: Veja algumas dicas e cursos

Trabalhar com banho e tosa atualmente tem se tornado uma atividade muito lucrativo e se aperfeiçoar nessa área acaba sendo um ótimo investimento.
Além de ser um ótimo serviço para fidelizar clientes, com o banho e tosa você também pode obter uma boa renda e fazer do seu negócio um empreendimento de sucesso a longo prazo.
Mas se você tem interesse em trabalhar com banho e tosa, continue lendo esse artigo e saiba como aprimorar seus conhecimentos no mundo pet através de cursos e especializações nessa área.

Trabalhar com banho e tosa: Cursos e especializações

Bem-estar animal

Quando se pensa em trabalhar com banho e tosa, alguns cursos são fundamentais para que você consiga oferecer os melhores serviços e também o melhor atendimento aos seus clientes.
Dentre os cursos disponíveis no mercado para quem atua com banho e tosa os que promovem a segurança e o bem-estar do animal são os mais recomendados, em especial os que ensinam dicas sobre como cuidar do estado geral do animal e tambem como evitar acidentes nessa área.
Em um pet shop, o número de acidentes pode ser elevado se o local não for apropriado e também os funcionários não atuarem de forma cuidadosa, em especial nas salas onde é realizado o serviço de banho e tosa.
Portanto todos os cursos nessa área devem oferecer palestras no intuito de evitar esse tipo de problema.
Alguns itens utilizados para trabalhar com banho e tosa podem ser os grandes responsáveis pelos acidentes que acontecem nessa área. O secador é um deles, tendo em vista que ele pode causar queimaduras serias ou então machucar a região dos olhos dos animais.
Outros itens como tesouras e alicates de unha também precisam ser manipulados com cuidado para evitar possíveis acidentes envolvendo os animais que frequentam o seu estabelecimento.
Em relação ao conteúdo programático dos cursos na área de banho e tosa, este pode varia de acordo com cada instituição mas geralmente abordam as seguintes informações:
• Dar banho da forma correta em gatos e cachorros;
• Preparar o animal para um determinado procedimento;
• Lidar com o estresse, medo, agressividade, etc, que o animal venha a apresentar;
• Executar a tosa com máquina e com tesoura;
• Realizar a tosa higiênica;
• Promover a secagem dos animais;
• Escovar os pêlos;
• Cortar as unhas;
• Realizar a tosa padronizada das espécies especificas como Poodle por exemplo.
Como pode ver existe uma gama de informações que você deve conhecer se realmente quiser trabalhar com banho e tosa.

Cursos de especialização

Os cursos de especialização também auxiliam os profissionais na hora de executar suas funções da melhor forma possível no trabalho de banho e tosa.
Dentre os principais cursos de especialização que existem nessa área é possível citar: tintura de pêlos, penteados em cachorros, esteticista animal, aperfeiçoamento na tesoura, cauterização, tatuagem em cães e muito mais.
Enfim somente com bons cursos e especializações é possível trabalhar com banho e tosa oferecendo o que há de melhor nesse mercado para atrair e também fidelizar o maior número de clientes possível fazendo assim com que o seu empreendimento se torne algo recompensador.