Pet Shop: Como saber se a empresa está tendo lucro?

Abrir um negócio, seja um pet shop ou qualquer outro empreendimento, requer um pouco de trabalho, afinal de contas lidar com os trâmites burocráticos e também com a administração dos funcionários, com os clientes e com as vendas não é nada fácil.

Se você é um empreendedor no ramo de pet shop e não sabe dizer se o seu negócio está ou não lucrando, não se preocupe, pois através desse artigo você terá uma noção exata sobre o que fazer para calcular os lucros, saber quais são os gastos fixos e variáveis da sua empresa e assim garantir uma melhora significativa na saúde financeira do seu empreendimento.

Como iniciar o cálculo financeiro

O primeiro passo para definir se o seu pet shop está ou não obtendo lucros é ter em mãos o demonstrativo de resultados, que nada mais é do que um relatório que disponibiliza um resumo financeiro dos resultados operacionais da sua empresa.

Após ter esses dados em mãos, procure analisar os valores de vendas, as despesas e os custos. Geralmente são esses 3 fatores que evidenciam quanto dinheiro entrou e saiu do seu pet shop em um determinado período de tempo. Fazendo a análise desses dados da forma correta, com certeza você poderá dizer se está ou não obtendo lucros com o seu pet shop.

Verifique os custos variáveis e fixos do seu pet shop

Os custos variáveis do seu pet shop geralmente são aqueles nos quais você não tem que efetuar um pagamento regular, ou seja, são gastos que surgem de forma inusitada. Já os custos fixos são o contrário, ou seja, são custos nos quais o pagamento deve ser feito regularmente.

Procure colocar tudo no papel e veja quais despesas podem ser cortadas para que você possa quitar as suas dividas o quanto antes e assim consiga finalmente visualizar os lucros do seu empreendimento aparecendo de forma natural e gradativa.

Avaliando os lucros

Na hora de estipular os valores que serão cobrados em seu pet shop é importante considerar:

  • Custos fixos
  • Custos variáveis
  • Empréstimos ( se necessário)
  • Margem de lucro

Para definir qual a margem de lucro o seu negócio deve ter, procure levar em consideração os concorrentes, o mercado e também o seu próprio negócio.

Analise o seu volume de vendas e veja se ele é suficiente para determinar um equilíbrio entre os valores correspondentes aos gastos e lucros obtidos pela sua empresa.

Se após essa analise você perceber que o seu volume de vendas é elevado, o seu lucro é mínimo e ainda assim o pet shop encontra-se em dificuldades, então está mais do que na hora de você voltar a fazer novos cortes sobre tudo o que for desnecessário e supérfluo.

Portanto se você deseja saber se está ou não obtendo lucros com o seu pet shop não deixe de seguir à risca as orientações dadas acima, que sem dúvida alguma os resultados começarão a ficar mais claros para você e dessa forma o gerenciamento do seu negócio será feito com mais facilidade.